A nossa história
-
É da junção das primeiras sílabas dos dois nomes do fundador da empresa que nasce uma outra marca familiar portuguesa de sucesso. Em 1939, Américo Barbosa fundou no Porto a AMBAR, uma empresa dedicada à encadernação de livros. Negócio cuja atividade hoje já se expande aos produtos para escritório, como pastas de arquivo, arquivadores, cadernos e bolsas, ou a material escolar, incluindo mochilas e estojos, bem como a material de utilização pessoal, desde álbuns fotográficos a organizers, e a material para embrulho e livros.
-
-
-
-
-
Contudo, a sua reconstrução parece ter dado um novo fôlego à família Barbosa, e já na década de 80 e empresa cresce ainda mais e descobre a oportunidade de entrar nos mercados externos. Em 1987 é criada a AMBAR Espanha, com filial em Madrid, fortalecendo assim a sua posição no mercado Ibérico. Começa desde então a alargar-se continuamente o leque de países para onde a marca hoje exporta. Mais de 25.
-
-
-
Isabel Barbosa, filha do fundador, assume o leme do negócio da família após a morte do seu pai, Américo, em 1996, e é a partir desta altura que a AMBAR assume a “renovação” como palavra-chave. Com o virar do século a marca procurou reposicionar-se num plano mais próximo do consumidor e tornar-se mais atual, apostando no design e na estética como elementos diferenciadores.
-
Em 2004, muda de designação para AMBAR – Ideias no Papel, S.A. e arranca com uma estratégia baseada em três eixos: “Investigação e Desenvolvimento”, tendo os “investimentos em Marketing e Comunicação” como “primordiais” para a marca, bem como a consolidação e crescimento do seu mercado de exportação. Este último através da “adaptação dos produtos aos consumidores estrangeiros”, com o “design apelativo e a elevada qualidade”.
-
Reorganização em três áreas estratégicas de negócio - renovação total da oferta.
Organizada em 3 áreas de negócio - escola, escritório e casa, é uma empresa 100% portuguesa, cuja longa experiência na transformação do papel permite uma forte presença em todos os canais de distribuição nacionais e internacionais.
-
Nomeada Superbrand, a AMBAR continua com este selo nos anos consecutivos até à data.
Em Portugal, o selo Superbrands distingue marcas em diversas áreas, resultando de um estudo realizado a mil consumidores de um painel certificado, bem como da avaliação do Conselho Superbrands, constituído por diretores de marketing e comunicação, organizações de profissionais do setor e representantes de órgãos de comunicação social.
-
Nova Administração
Depois dos anos difíceis que levaram um grupo de trabalhadores a pedir a insolvência da empresa, a nova administração quer ter uma área de negócio para conquistar os clientes mais jovens e manter viva a marca dos cadernos onde muitos portugueses escreveram as primeiras letras.
Neste mesmo ano, a ambar foi eleita uma marca Superbrand pelo 2º ano consecutivo. Uma distinção muito especial, pois, a marca celebrou 75 anos de existência.
-
A ambarscience é a nova aposta da marca que pretende estimular de forma lúdica a aprendizagem dos mais novos.
No ano em que comemora o seu 78º aniversário, a AMBAR, marca 100% nacional, apresenta a ambarscience, uma nova área de negócio dedicada a brinquedos científicos e pedagógicos para crianças e jovens de idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos.